PT - Brasil EN - English ES - Español

A Enescil


A ENESCIL foi fundada em janeiro de 1970 em São Paulo pelos engenheiros Jéthero de Faria Cardoso e o ucraniano Nicolaj Lebedev. Seu objetivo era desenvolver projetos estruturais de obras de arte especiais que agregassem baixo custo, durabilidade, simplificação construtiva e uma estética melhor, além de boa integração com o meio ambiente.

 

Em 1976, com a aposentadoria de Nicolaj Lebedev e a admissão do engenheiro Catão Francisco Ribeiro, hoje seu diretor-executivo e principal responsável técnico, a ENESCIL passou a projetar também pontes ferroviárias de grande porte e desenvolver projetos com a intensificação do uso de estruturas em concreto pré-moldado.

 

Até 1982, ano do falecimento de Jéthero Cardoso, a empresa havia elaborado 220 projetos. Para continuar seu crescimento, Catão incluiu na sociedade o engenheiro Jamil Sabino, que ajudou a impulsionar os negócios, tornando a empresa reconhecida nacionalmente. Em 1998 a ENESCIL elaborou seu primeiro projeto de ponte estaiada, a Ponte Estação Metroviária Engenheiro Jamil Sabino, sobre o rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, em parceria com a empresa francesa JMI (Jean Muller International), representada no Brasil pelo engenheiro Guy Frémont.

 

Em 1999, ano do falecimento de Jamil Sabino, a ENESCIL já contava em seu portfólio a autoria de mais de 1.200 projetos. Para prosseguir com a expansão, Catão incluiu na sociedade outros dez engenheiros, que já trabalhavam na empresa havia longo tempo.

 

Hoje o quadro de colaboradores abrange os 11 sócios engenheiros, 15 funcionários engenheiros, 12 desenhistas projetistas, sete funcionários administrativos e 15 profissionais terceirizados, somando assim cerca de 60 profissionais especializados. A ENESCIL já superou a marca de 2.500 projetos estruturais e ampliou suas atividades na elaboração de estudos e projetos de engenharia estrutural. Além de pontes, viadutos e passarelas, projeta também túneis, cais e portos. Entre seus clientes estão os mais importantes órgãos públicos e as maiores e mais destacadas construtoras do Brasil.

 

Em 2011 a empresa obteve sua certificação ISO 9001:2008. Assim como desde sua fundação, mantém como meta a busca constante pela qualidade e inovação criativa, aliadas à alta tecnologia no estado da arte e à sofisticação arquitetônica, pautando-se permanentemente pela ética profissional e por uma contínua evolução.